domingo, 22 de agosto de 2010

" Preconceito tolo, preconceito burro"



         Diz – se em uma sociedade marcada por estereótipos desde muito tempo atrás, em um ato de puro preconceito, que os brancos são superiores aos negros. No esporte, principalmente no futebol, a marca do preconceito, não deixaria de ser mostrada e é isso que a história comprova.
         No inicio da história do futebol no Brasil os times não aceitavam jogadores negros. Para driblar a proibição os atletas alisavam o cabelo e cobriam o rosto com pó-de-arroz para que dessa forma se passassem por brancos. Um dos exemplos mais famosos dessa prática foi a do Carlos Alberto, antigo jogador do fluminense, em que durante uma partida pelo campeonato carioca de 1914 a maquiagem começou a escorrer revelando a sua verdadeira cor.
         Não pense que esse preconceito é coisa do passado ou fruto só do Brasil. O jogador camaronês Samuel Eto’o, no início de sua carreira no Barcelona, era alvejado por bananas toda vez que pegava na bola. Jogadores brasileiros também foram vitimas de preconceito na Europa, em 2004 Juan e Roque Junior foram ofendidos durante um jogo contra o Real Madrid, em que toda vez que pegavam na bola a torcida imitava macacos. Esses foram apenas uns dos inúmeros preconceitos que atletas negros sofrem no mundo do futebol.
         Atletas de outros esportes também foram alvos de preconceito, como foi o caso do tenista brasileiro Júlio Silva, que acusou o austríaco Daniel Koellerer de proferir palavras racistas durante uma partida entre os dois.
         Um exemplo de que essa história pode estar mudando ocorre no atletismo em que os negros, principalmente em provas de velocidade, são superiores a atletas brancos, mesmo que essa superioridade seja determinada por um fator genético, é sim um marco.
         Todos nós somos vitimas desse preconceito tolo, imbecil e burro, mas que infelizmente é tão vigente no esporte, tão vigente no Brasil.

2 comentários:

  1. e o título da sua postagem já diz tudo: preconceito tolo, preconceito burro.
    São, no fundo, um pouco hitlers esses que assim pensam que os brancos são superiores em alguma coisa aos negros, quando eles tanto sofreram e tanto lutaram, e tanto conquistaram. Só não mais pq o branco tolo n consegue aceitar... >.<
    Parabéns pela abordagem.

    ResponderExcluir
  2. e muito bom msm!eu vou fazer um trabalho sobre a conciencia negra eu vou tirar esse texto. E se eu passar eu ja vou terminar os meus trabalhos...

    ResponderExcluir