quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Copa do Mundo é nossa?! Parte 2



         O Lance publicou uma matéria de grande impacto. Segundo a reportagem os sócios do Comitê de Organização Local da Copa do Mundo de 2014 seriam a CBF e a pessoa física de Ricardo Teixeira.
         A CBF teria direito a 99,99 % dos lucros e Teixeira, a 00,01%, o que já estranho. Mas mais estranho ainda é que esse percentual poderia ser mudado de acordo com a vontade dos sócios, ou seja, Teixeira poderá ficar com 100% dos lucros do Mundial no Brasil, ou investir em projetos sociais ou de interesse da CBF. Agora é esperar qual a opção que será escolhida.
         Normalmente em um mundial é comum a participação do governo, de empresários e da entidade que comanda o futebol no país. Só que no Brasil as coisas não seriam tão comuns assim, não é?! A aqui Copa será só a CBF e o seu sócio Ricardo Teixeira, que também é presidente da entidade.
         A Copa da Alemanha, por exemplo, obteve lucros de mais de R$ 260 milhões. Com esse dinheiro, o governo alemão, responsável pelo Comitê Organizador, escolheu destinar os recursos para a Federação Alemã de Futebol (DFB) e a Liga Alemã de Futebol (DFL). Dizem que a Copa aqui no Brasil poderá arrecadar em lucros mais de R$500 milhões.
         O que o presidente da CBF fez por incrível que possa parecer, está dentro das leis. O contrato está registrado na Junta Comercial do Rio de Janeiro.
         O COL/2014 foi formado em 2008 por Ricardo Teixeira. Ele é presidente da entidade, que também formada por sua filha, Joana Havelange (gerente-geral), entre outros ligados ao cartola.
         Qual o Legado que o Brasil vai deixar depois que a Copa passar? E os estádios, se tornarão mesmo elefantes brancos? Cada vez mais, infelizmente, as respostas dessas perguntas se tornam claras.
         E por fim, deixo a seguinte pergunta: a CBF não é uma entidade sem fins lucrativos nos seus estatutos, como poderia obter todos os lucros da Copa do Mundo?

Mais sobre o assunto : Matéria do lance

Nenhum comentário:

Postar um comentário