sábado, 28 de maio de 2011

LONGA VIDA A FÓRMULA SECRETA DO VOLEIBOL BRASILEIRO


Em busca do décimo titulo, o Brasil estreou com vitória contra Porto Rico pela Liga Mundial de Vôlei.

Não sei se sou só eu, mas toda vez em que o Brasil participa de qualquer competição, caso ele não ganhe, fica um vazio no pódio. Fomos acostumados com as vitórias.

É um erro pensar que o histórico de vitórias da Seleção Brasileira começou na era Bernardinho. A partir da década de 80, com a chamada Geração de Prata composta por William, Bernard, Xandó, Renan, Badalhoca, Montanaro, Bernadinho, Amauri e Bebeto de Fritas como técnico, o vôlei brasileiro começou a conquistar resultados importantes (como por exemplo a inédita medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles). Aliados a esses resultados, o investimento na formação de base, fez com que melhorasse o nível do voleibol brasileiro.

Atualmente em Saquarema, funciona o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, onde acontecem os treinamentos da seleção profissional, como também das seleções de formação de base, essa que já vem gerando grandes e importantes resultados (o Brasil é o maior vencedor do campeonato mundial sub-19 e o segundo maior vencedor do campeonato mundial sub-21).

Ao longo dos 10 anos de comando do técnico Bernardinho (começado em 2001, com o título da Liga Mundial), a Seleção Brasileira se consolidou como potência, conquistou títulos em todas as competições em que participou e ainda tem os melhores jogadores de vôlei do mundo em cada posição.
Vale lembrar que o mesmo pode ser dito sobre a seleção feminina.
Que essa fórmula não se acabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário